sábado, 18 de agosto de 2012

Autarca que criou Viana “anti-touradas” afirma que tribunal “desautorizou” câmara - Local - PUBLICO.PT

Autarca que criou Viana “anti-touradas” afirma que tribunal “desautorizou” câmara - Local - PUBLICO.PT

Em declarações à agência Lusa, o ex-presidente da câmara, que fez aprovar em 2009, apenas com os votos favoráveis do PS, a declaração de cidade “anti-touradas” admitiu que “já se esperava que, mais tarde ou mais cedo, a indústria tauromáquica investisse sobre Viana”.

“Foi este ano que o poderoso lóbi das touradas apareceu, com o propósito de esmagar exemplarmente a vontade da cidade que simbolicamente se ergueu contra a barbárie”, aponta Moura, que concorreu à Presidência da República em 2011.

Segundo Defensor Moura, desde 2008 - data em que se realizou a última tourada na cidade - “ninguém sentiu a falta da tourada” em Viana do Castelo, que “viveu tranquilamente a sua festa maior sem acolher no seu seio o bárbaro espectáculo”.

Acrescenta que a pretensão da federação “Prótoiro”, de realizar a corrida de touros em Areosa, Viana do Castelo, “esbarrou na firme determinação da autarquia” que indeferiu o pedido, diz, “por se manter orgulhosamente como cidade anti-touradas”.

A câmara, agora liderada por José Maria Costa, também do PS, ainda interpôs esta semana um recurso da decisão do tribunal, alegando violação do PDM com a instalação de uma arena amovível em terrenos de “elevador valor paisagístico”, mas ainda é desconhecido qualquer resultado.

“Além de um grave atropelo à legislação vigente, o poder judicial desautorizou publicamente a autarquia de Viana do Castelo e afrontou desnecessariamente a população vianense que, por esmagadora maioria, reprova e rejeita as sanguinárias torturas tauromáquicas”, acusa Defensor Moura.

O ex-autarca, que descreve esta decisão do tribunal como “vergonhosa” e “escandalosa”, insiste que não há tradição tauromáquica na cidade.

“Por isso me solidarizo com os vianenses e os amigos dos animais que se vão juntar no domingo para protestar contra este grave atentado aos direitos dos animais e, simultaneamente, denunciar a escandalosa desautorização dos legítimos representantes autárquicos de Viana do Castelo”, remata Defensor Moura.

Para domingo, dia em que se realiza esta corrida, estão já previstas duas manifestações de defensores dos direitos dos animais.

Fonte: http://www.publico.pt/Local/autarca-que-criou-viana-antitouradas-afirma-que-tribunal-desautorizou-camara--1559431

Sem comentários: