quinta-feira, 14 de maio de 2020

Carta ao Governo Espanhol



Carta ao Governo Espanhol contra apoios à tauromaquia

No passado dia 3 de maio, um conjunto de mais de 800 organizações de todo o mundo, entre as quais o MATP, subscreveram uma carta ao Governo de Espanha, que teve como primeiros promotores a Plataforma “La tortura no es cultura” e “Animal Guardians”.

O principal objetivo da carta foi manifestar a discordância da sociedade face a possíveis ajudas à tauromaquia para fazer face à crise da mesma que se agravou com a recente pandemia.

De entre os pontos abordados na carta referida, destacamos a continuação dos apoios da PAC aos criadores de touros de lide, sabendo-se que no Parlamento Europeu, em 2015, a maioria dos deputados votou pela sua eliminação (438 a favor, 199 contra e 50 abstenções).

Na referida carta é dado destaque às indicações do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas, de 2018, que instou a Espanha “a proibir a participação de crianças menores de 18 anos como toureiros ou espectadores de eventos de touradas, a fim de evitar os efeitos negativos que a violência dessas práticas cruéis tem sobre a mente e a sensibilidade do desenvolvimento da infância e adolescência”.


Carta:
http://www.latorturanoescultura.com/cartagobiernosubvencionestauromaquia.pdf