quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Juventude Socialista contra Rodeio no Porto

O MATP recebeu da Juventude Socialista este importante comunicado:

Juventude Socialista | Concelhia do Porto
Morada: Rua de Santa Isabel, 82, 4050-536 Porto
Fax: 22 605 19 89 • Telf: 91 628 98 56

Comunicado de Imprensa | 17-Set-08

# Assunto: Rodeio na cidade do Porto

1. A Juventude Socialista do Porto vem por este meio demonstrar a sua clara oposição ao 1º rodeio previsto na cidade para o próximo fim-de-semana, com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP).

2. Num contexto de absoluto desinvestimento autárquico nas valências culturais da cidade, é sintomático que a entidade criada por Rui Rio para gerir a agenda municipal de cultura promova espectáculos desta natureza numa cidade que durante a governação autárquica do PS conseguiu conquistar a Capital Europeia da Cultura. Com o PSD/PP, o Porto afunda-se na total paralisia cultural, sem qualquer política integrada a este nível.

3. É curioso tentar desvendar as prioridades de uma CMP que desde o início justifica a falta de iniciativa com a falta de dinheiro. É curioso que tenha retirado apoios a inúmeros agentes culturais da cidade, mas apoie um espetáculo cruel e de gosto muito duvidoso como um rodeio. Intriga-nos o facto de haver dinheiro para um rodeio mas que a CMP tenha de abandonar projectos culturais e sociais por falta de verbas. Questionamo-nos: que é feito do gestor «sério»? Como consegue Rui Rio continuar a tentar colar à cara essa máscara? Não haverá melhores maneiras de gastar os dinheiros públicos numa cidade que perde peso político, económico, cultural e demográfico desde que Rui Rio chegou ao poder? Não será tudo política de fachada, como é o projecto Porto Cidade da Ciência que há anos que não sai de outdoors?

4. Com tantas carências ao nível da política cultural da cidade, a JS/Porto considera particularmente grave que a Câmara Municipal do Porto se associe a um rodeio e promova uma actividade que já foi recentemente proibida pelo Tribunal de Faro tendo por base a Lei de Protecção dos Animais em vigor, dando como provado que os rodeios são espectáculos que envolvem a inflicção de sofrimento cruel aos animais que nele são obrigados a participar.

5. Ao contrário do PSD e do CDS-PP, a JS/Porto reafirma o seu posicionamento inelutavelmente favorável à protecção do bem-estar animal e não deixará de se manifestar claramente contra quaisquer actividades que atentem contra a sua dignidade, como é o caso de touradas e rodeios. A JS associa-se assim a todas as organizações que têm criticado o lamentável apoio da Câmara Municipal do Porto a este evento e apela ao seu cancelamento.

O secretariado concelhio da JS/Porto