Movimento pela Abolição da Tauromaquia de Portugal


O Movimento pela Abolição da Tauromaquia de Portugal (MATP) surgiu no ano 2000 como uma associação sem fins lucrativos promotora de mudança e com uma atitude de questionamento perante as certezas e princípios (in)discutíveis da nossa sociedade, contribuindo para a promoção da correta aplicação da Declaração Universal dos Direitos do Animal.

O MATP luta por uma sociedade mais justa e evoluída, sem crueldade nas praças de touros e acredita que, assim como os nossos avós foram capazes de acabar com a escravatura, nós Hoje seremos capazes de acabar com a tortura animal da tauromaquia e deixar os animais viverem em paz. Acreditamos que a luta contra o domínio dos animais humanos sobre os não-humanos é tão importante como qualquer outra das causas morais e sociais que foram defendidas em anos recentes, na medida em que todas elas têm uma matriz comum: a ética.

A tauromaquia é uma atividade de culto de sangue e violência sobre os animais em que todos os anos, milhares de touros e cavalos são torturados, em nome desta tradição que insiste em persistir no sofrimento e morte destes animais. Em toda a História da Humanidade sempre existiram tradições, cultos e crenças cruéis e por isso não devemos persistir no erro de manter estas tradições retrógradas e sangrentas.

A dura luta contra a tauromaquia e a favor dos animais exige uma resposta organizada pelo que uma associação defensora dos animais, em articulação permanente com outros colectivos, deve promover ações e fornecer em simultâneo uma vasta rede de recursos educativos, informativos e de sensibilização.

É tempo de fazermos ouvir a nossa voz pelos direitos e dignidade dos animais e a tua participação é imprescindível.

Deixa-te de touradas, larga os touros e junta-te a nós por um mundo melhor!


MISSÃO

Abolir a tauromaquia em todas as suas formas e vertentes e colaborar no objetivo de um mundo livre de exploração animal.


PRINCÍPIOS

Considerando que:

- A tauromaquia constitui um conjunto de práticas violentas, eticamente inaceitáveis e historicamente ultrapassadas;

- Touros e cavalos são seres sencientes, capazes de sentir dor e prazer a nível físico e psicológico, bem como sentimentos de ansiedade, angústia, receio, pânico, fúria, atração ou repulsa, de modo comparável em elevadíssimo grau aos seres humanos - anatómica, fisiológica e neurologicamente são três espécies muito semelhantes;

- É imprescindível esclarecer a sociedade e contribuir para a sua tomada de consciência da gravidade das práticas baseadas no sofrimento infligido a animais por simples diversão ou entretenimento, não só para os animais vitimas desses maus tratos, mas também para o ser humano que os inflige ou para quem se deleita com tal sofrimento;

- O Lobby da tauromaquia mantém injustificadamente uma posição de poder e domínio em várias vertentes da sociedade, da cultura, da economia e da política por usar e manipular estratagemas, informação, conhecimento, influências e outras formas inadequadas para manter o seu negócio de violência.

O Movimento Abolicionista da Tauromaquia de Portugal, associação de defesa animal, sem fins lucrativos, reger-se-á na sua atuação pelos seguintes princípios básicos:

Princípio da abolição

1. O MATP é a favor da total abolição de todo o tipo de espetáculos de natureza tauromáquica com a utilização de animais, independentemente de estarem ou não tipificados nas leis vigentes.

2. O MATP promove e incentiva a união entre associações abolicionistas.

Princípio da independência

O MATP manterá sempre uma total independência face a todos os partidos políticos, organismos oficiais, interesses económicos, crenças religiosas ou outros grupos de interesses.

Princípio da não-violência

1. O MATP é uma organização pacifista e condena todo o tipo de violência, seja política ou social, física ou verbal.

2. O MATP fomenta o respeito e o diálogo na prossecução dos seus objetivos, bem como ações e intervenções inovadoras e não-violentas.

3. O MATP não condescende com os que não abdicam de promover os maus tratos aos animais.

Princípio da descentralização

O MATP promove a autonomia e as tomadas de posição descentralizadas de todos os núcleos da Associação.

Princípio da cooperação solidária

1. O MATP defende a cooperação solidária com todas as organizações que pela abolição da tauromaquia em particular e pela causa animalista em geral, a nível nacional e internacional.

2. Como um dos seus elementos integrantes, o MATP está fortemente empenhado na formação da Plataforma BASTA! de Touradas e apoiará solidariamente esta Organização.

3. Como um dos elementos integrantes da World Network for the Abolition of Bullfights, o MATP está fortemente empenhado no seu trabalho e apoiará solidariamente esta Organização.

Princípio da razão e da ética

1. O MATP recorrerá, sempre que necessário, a fontes de conhecimento científico, legislativo, histórico (etc.) para a fundamentação dos argumentos contra a tauromaquia.

2. O MATP atuará sempre no quadro da lei, das normas e dos bons costumes éticos e morais em todas as suas iniciativas pela abolição da tauromaquia.