terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

As Ilhas Baleares proibem as touradas


As Ilhas Baleares são a terceira região espanhola a proibir as touradas. A próxima será a Galiza.



NOTÍCIA:

Parlament Balear aprueba proposión para prohibir la tauromaquia en todas sus formas

El Parlament de les Illes Balears ha sacado adelante con los votos a favor de PSIB, Més, Podem y Gent per Formentera la Proposición No de Ley que insta al Govern a modificar la ley del 92 que regula la protección animal en las islas. De este modo, quedarán prohibidos los espectáculos taurinos en todas sus formas -incluído el terrible Toro de Fornalutx-, así como los incentivos y ayudas públicas a las corridas de toros.

Sabemos que no es el fin del camino, pero ha sido un paso muy firme hacia convertir las Baleares en la tercera autonomía que prohibe la tauromaquia en España. Una PNL no tiene fuerza de ley, pero es el mecanismo para demostrar que existe una mayoría que exige el fin de estos espectáculos de sangre y que se presiona a legislar al respecto lo antes posible.

La propuesta ha sido aprobada con los votos a favor de los grupos parlamentarios proponientes, mientras PP y Ciudadanos han votado en contra de la prohibición de la tauromaquia, pero se han abstenido en el punto de la iniciativa sobre protección de derechos de los animales. En este apartado el PI se ha mostrado a favor, pero se ha abstenido en cuanto a la prohibición de las corridas de toros.

La iniciativa prevé también prohibir cualquier espectáculo que cause sufrimiento a un animal, insta al Gobierno del Estado a abolir todas las ayudas públicas al sector de la tauromaquia, a eliminar la declaración del Bien de Interés Cultural, y Turístico, en todos los espectáculos en los que se maltratan animales.

También insta al Ejecutivo central a aprobar medidas legislativas, administrativas, educativas y de protección de la infancia según las directrices de las Naciones Unidas, que insta a alejar a los menores de la "violencia de la tauromaquia".

Finalmente, se insta al Gobierno a aprobar una Ley de Protección de los Derechos de los Animales para garantizar en todo el Estado estándares comunes para impedir el maltrato animal.

Fonte:
http://www.animanaturalis.org/n/44384



Fim da Garraiada na Queima do Porto (2016)



ASSINE A PETIÇÃO:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=fimdagarraiadaporto


Fim da Garraiada na Queima do Porto (2016)
Para: Federação Académica do Porto, Associações de Estudantes da UP.

Perante a possibilidade da garraiada voltar a estar incluída no programa da Queima das Fitas no Porto, surge novamente uma petição com o intuito de impedir que tal aconteça.

Reconhecendo tal “evento” como um ato de tortura e exploração animal, pretende-se que a Federação Académica do Porto ouça os estudantes e restante comunidade e impeça que a garraiada manche as tradições académicas este ano e nos seguintes.

Consideramos que esta petição não se destina exclusivamente a membros da Universidade do Porto, uma vez que qualquer pessoa pode assistir à garraiada, e também porque o sofrimento animal é um assunto que diz respeito a todos. Assim, esta petição pode e deve ser assinada por quem não se revê na utilização de animais para entretenimento humano.

A FAP e respetivas Associações de Estudantes não se podem continuar a demitir de representar a comunidade estudantil. Não podem continuar a ignorar quer os direitos dos animais, quer a vontade da maioria dos estudantes, que claramente não se sente representada por esta atividade, nem dá o seu consentimento para que tal seja realizada.

É uma vergonha que se gaste anualmente mais de 4 mil euros a financiar um “evento” que nada tem a ver com a missão que guia as associações de estudantes. A garraiada não pode constar mais um ano no programa da Queima das Fitas do Porto, mantendo-se um embaraço para toda a Academia.


Assine esta petição para que a Queima das Fitas seja reconhecida pela diversão que proporciona e não pelo sofrimento que causa em animais inocentes e indefesos. É necessário mudar mentalidades. É necessário mudar atitudes.




Abolição das touradas em Baião



ASSINE A PETIÇÃO:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79975


Abolição das touradas em Baião
Para: C.M de Baião, Presidente Assembleia M de Baião.

Considerando que:
1/ Os mais recentes estudos científicos comprovam, inequívoca e cabalmente, que os animais de várias espécies, incluindo touros e cavalos são seres sencientes capazes de sentir prazer, dor e sofrimento, físicos e psicológicos, e experimentar sentimentos de alegria, medo e angústia.
2/ Touros e cavalos experimentam um sofrimento atroz, físico e psicológico, antes, durante e depois das touradas, como atestam estudos da Universidade Complutense de Madrid e vários médicos veterinários subscrevem.
3/ A legislação portuguesa reconhece a necessidade de protecção dos animais (“São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”), mantendo uma inexplicável excepção para a tauromaquia.
4/ A tauromaquia é uma prática cruel e obsoleta que tem suscitado enorme repúdio e indignação na sociedade civil portuguesa e mundial. Massacrar animais gratuitamente para entretenimento não é próprio de sociedades evoluídas e embaraça muitos portugueses face a uma Europa que se distancia cada vez mais de práticas bárbaras e que causam sofrimento a seres sencientes.
5/ A tauromaquia é ainda uma prática perigosa para os seres humanos, a comprová-lo estão os incontáveis casos de lesões graves e muitas fatais entre os seus intervenientes
6/ Estudos comprovam que a violência para com animais predispõe à violência para com humanos, sendo que no historial de muitos criminosos constam inicialmente episódios de maus-tratos persistentes a animais.
7/ A tauromaquia está em franco declínio e só subsiste nos dias de hoje graças a apoios mais ou menos explícitos por parte do Estado, quer através do poder central, quer através das autarquias, algumas endividadas e com populações em situação de carências várias em áreas vitais como a saúde, a educação, os apoios sociais.
8/ As autarquias, por se encontrarem numa situação vantajosa de proximidade das populações, têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais civilizada, evoluída e distante de práticas que deveriam ter ficado no passado e os executivos municipais têm por obrigação associar-se a eventos que promovam a evolução das pessoas e das regiões, ligando o seu nome a práticas positivas e construtivas de avanço civilizacional que o sec. XXI impõe.

Face ao exposto, os signatários desta petição requerem o fim imediato de atribuição de verbas públicas sob qualquer forma, bem como cedência de terrenos, incentivos ou condições que facilitem a realização de touradas e todos os espectáculos com touros, assim como quaisquer outros que causem sofrimento a animais sencientes no Concelho de Baião.