domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um cão voador enfurece os aficionados. Felicita a TVE!

A serie de desenhos animados Vipo, las aventuras del perro volador que foi emitida no passado domingo na RTVE, provocou irritação entre os amigos da "Fiesta Nacional".




No capítulo que provocou a controvérsia recordam-se as origens das touradas e é inclusivé mencionado que algumas vezes o próprio Rei de Espanha as segue nas barreiras.
"Isto não é justo, obrigam Billy a lutar mesmo que ele não queira", argumenta um dos protagonistas de Vipo... Os personagens também insistem que eles estão "com o touro" e não com o toureiro.
"As touradas não são justas, obrigam o touro a lutar mesmo que ele não o queira fazer. Ele não quer magoar o matador, eles são muitos e Billy (nome do touro da ficção) está alí sózinho, é um touro pacífico".
No site web burladero.com afirmam que a mensagem da ficção é claramente "anti-touradas, ridiculariza durante onze minutos a figura do torero e humaniza o animal".
A "afición taurina" está tão desgostosa que está reclamando à defensora do Espectador da TVE...
Felicita o canal por transmitir valores de solidaridade entre especies, preenchendo este formulario.

Fonte: AnimaNaturalis

A proibição de caça torna-se definitiva na Inglaterra

Mais uma vitória
21 de fevereiro de 2010
Por Giovanna Chinellato
Cinco anos atrás, o país baniu a caça a raposas. Foi feita uma declaração esclarecendo que não há espaço para caçar com cães na Inglaterra moderna.
Tendo banido armadilhas para ursos e rinhas de cães há mais de 150 anos, finalmente o país concluiu que jogar um animal contra outro por “esporte” não é comportamento de uma sociedade civilizada.
E a sociedade está de acordo com a decisão do parlamento. Setenta e cinco por cento das pessoas se opõem à caça a raposas e mais de 80% se opõe à caça de lebres e de veados – outros “esportes” ilegais.

Grupos que apoiam a caça esperam que a lei seja anulada
Primeiro, aqueles a favor da caça argumentaram que as cidades simplesmente não entendiam a tradição de quem vive no campo. Mais recentemente, abandonaram esse argumento por votação, mostrando que a zona rural também é a favor do banimento. Os últimos resultados mostraram que 72% são a favor de banir a prática, quase a mesma porcentagem das cidades. O país está cada vez mais se unindo contra a crueldade – e faz muito bem.
Aqueles a favor logo mudaram de tática. Falam que o banimento devastaria a economia rural. Vários estudos– incidentalmente pagos por grupos pró-caça – têm visto na caça apenas prejuízo econômico e dezenas de cães morrendo. Após cinco anos do banimento nada disso aconteceu. Não há evidências de perda de emprego significativa e a vida rural continua um tanto quanto antes. Então novamente mudaram a abordagem. Em vez de tentar justificar a crueldade ou criticar o banimento, agora dizem que devem abolir a lei, pois muitos membros da sociedade de caça a quebram! Trata-se de um argumento absurdo. Realmente, desde que a lei está em vigor, muitos têm sido processados. E um relatório recente da RSPCA afirmou que a legislação compara favoravelmente os casos com leis de proteção ambiental.
Como uma raposa numa caçada, aqueles que defendem a caça estão ficando sem opções. Está cada vez mais claro que é uma perda de tempo argumentar.

Mas eles ainda não desistiram. Suas últimas esperanças são que os conservadores ganhem as eleições e quebrem a lei, mesmo o povo sendo contra tal ato.
E a teoria tem sido apoiada. Os conservadores, ironicamente chamados “porta-vozes do bem-estar animal”, disseram recentemente que trarão de volta a caça com cães logo depois das eleições – com apoio do governo, no tempo do governo.
A lei no entanto, não deixa claro se também liberaria da caça lebres e veados.
Mas o povo precisa estar atento, entretanto, para trazer o debate publicamente.
Os conservadores dizem ter mudado. Mas sua posição a respeito da caça deixa bem claro que não. Eles sabem que o público discorda. E eles sabem que se trata pura e simplesmente de crueldade com animais.

Fonte: Guardian UK via ANDA
Image by: USFWS
Video: Foxhunting Cruelty