terça-feira, 27 de julho de 2010

Guimarães: Festas Gualterianas sem corrida de touros

A retirada da corrida de touros do programa das Festas Gualterianas, de 30 de Julho a 2 de Agosto, em Guimarães,é a principal novidade da edição deste ano que contará com um orçamento mais reduzido. A marcha luminosa continua a ser o ponto alto.

“Fomos sensíveis aos apelos dos defensores dos direitos dos animais e decidimos extinguir do programa a corrida de touros”, anunciou, ontem, Francisca Abreu, vereadora da cultura do município vimaranense. Esta ideia foi corroborada por António Magalhães. O presidente da Câmara Municipal acrescentou haver “sinais claros dos munícipes” que vão de encontro a esta extinção embora admita que algumas franjas da população contestem a não realização do espectáculo tauromáquico.

De referir que no passado chegaram a realizar-se em Guimarães manifestações de protesto contra as touradas, evento que, na cidade, apenas tinha tradição no programa das Gualterianas com a instalação provisória de uma Praça de Touros.
Fonte: Carlos Rui Abreu / JN




Felicite a C. M. Guimarães por excluir as corridas de touros das Festas Gualterianas


Escreva o seguinte texto em: http://www.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16589,
Ou envie por e-mail: geral@cm-guimaraes.pt, assembleiamun@cm-guimaraes.pt Cc: geral@guimaraesdigital.com

Ex.mo Senhor
Dr. António Magalhães da Silva
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

Ex.ma Senhora
Dr.a Francisca Abreu
Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Guimarães

Venho por este meio felicitar a Câmara Municipal de Guimarães pela decisão de retirar as corridas de touros da programação das Festas Gualterianas.
A cidade de Guimarães possui um património histórico e arqueológico riquíssimo que, aliado a uma oferta cultural dinâmica e de reconhecido interesse para todo o país, realçam ainda mais o carácter anacrónico das touradas.
Desta forma, considero que o Município de Guimarães se coloca na linha da frente da modernidade no que toca ao respeito pelos animais e dou os meus parabéns ao Executivo por ter dado este passo tão importante no sentido de alcançarmos uma sociedade mais ética e evoluída.

Com os melhores cumprimentos,
[Nome]
[Cidade / País]
[E-mail]