sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dalai Lama pede aos deputados catalães que proíbam as touradas

O Dalai Lama considera que as touradas são uma "prática cruel", numa carta dirigida ao parlamento regional catalão, em que pede aos deputados para que apoiem uma iniciativa popular visando a proibição das corridas na Catalunha (Espanha).
"Penso que é mais do que evidente que as corridas de touros são uma prática cruel que inflige em público uma dor atroz a animais inocentes", declarou o chefe espiritual dos tibetanos, na carta endereçada aos deputados catalães, por intermédio de uma associação de defesa dos animais.
"Lanço um apelo ao parlamento da Catalunha para que vote a favor da reforma do artigo 6.2 da lei de proteção dos animais da Catalunha e para que seja abolida definitivamente a exceção que permite as corridas", acrescentou o Prémio Nobel da Paz 1989.
Em dezembro, o parlamento da Catalunha abriu a via a uma possível interdição das touradas, uma vitória para o movimento antitaurino, muito ativo na Catalunha, onde a tauromaquia está em declínio.
Os deputados catalães aceitaram debater, este ano, uma "iniciativa legislativa popular" com mais de 280 mil assinaturas e que reclama a proibição das corridas de touros. A ser aprovada a iniciativa, a Catalunha poderá ser a primeira região de Espanha continental a proibir as touradas.
Fonte: Lusa
Foto: dalailama50years.ning.com