quinta-feira, 16 de julho de 2015

MATP - Boletim Informativo nº 5

Tordesilhas: Rock in Vega




O Torneio "Toro de la Vega" é um festejo local que tem lugar em Tordesilhas em meados de Setembro, e que consiste em indivíduos locais lancearem um touro até à morte. Coincide com as celebrações em honra da Virgem da Pena. É um dos festejos com touros mais selvagem e cruel de toda a Espanha. Milhares de pessoas manifestam-se anualmente contra este espectáculo, e cada vez mais gente lhe faz oposição.

Músicos, actores, escritores, artistas plásticos...figuras de renome do século XXI juntarão forças em apoio a uma localidade que deixará para trás uma parte triste da sua história e que dará um passo em frente - juntamente com estes artistas -, transformando Tordesilhas num bastião cultural e ético para toda a Europa.

Uma localidade que abandona uma tradição cruel merece apoio. Durante décadas a sociedade civil tem pedido aos locais para que desistam desta tradição selvagem e abracem alternativas culturais mais apropriadas à nossa era.

O tempo é agora. É preciso que demos a nossa voz para acabar com este atraso. Com efeito, a Plataforma La Tortura no es Cultura, a ANIMAL e a Rede Internacional Anti-Tauromaquia vão propôr ao poder local de Tordesilhas para que este ano receba um enorme evento cultural e musical, se aceitar cancelar o brutal "Toro de la Vega".

Precisamos da sua ajuda para fazer deste evento algo tão espectacular que force as autoridades locais a considerarem tal mudança; um festival suficientemente grande para acabar com o Toro de la Vega, um evento que impulsione a economia local muito mais do que acontece no presente com a cruel tradição que tem.

Precisamos do seu compromisso, do seu envolvimento neste evento histórico, através do qual seremos capazes de demonstrar que a não-violência compensa sempre os cidadãos que a escolhem.

Queremos que faça parte deste dia histórico, quando se desistir do sangue e tortura em favor da música, arte e paz.

Rock in Vega será uma festa de todas/os as/os vizinhas/os e visitantes que, nesse fim de semana, inundarão de alegria, música e cultura as ruas da localidade, e terá referências musicais mundias que agradecerão e acompanharão a gente de Tordesilhas neste passo ético.



Mais informação:

www.rockinvega.com
Dossier Rock in Vega
Porta-voz Portugal - Rita Silva +351961320818