domingo, 14 de março de 2010

Protesto em Madrid: A Tortura não é um bem Cultural

Espanha e Portugal: A mesma luta



Hoje, domingo 14 de Março, às 12:00, a Equanimal realizou um protesto na Praça de Callao, em Madrid.

O motivo: A luta contra a consideração das touradas como "bens culturais", que se pretende adotar nas comunidades de Madrid, Valência e Múrcia. O reconhecimento de interesse cultural é reservado para eventos culturais "de especial importância e significado". Isso pode significar a obrigação das autoridades de proteger as touradas. Esta medida é uma reacção dos taurinos tomada fruto da mobilização cada vez maior a favor da abolição das touradas, e em particular, perante o debate no parlamento catalão da iniciativa legislativa popular para a proibição de touradas.

Um grande número de pessoas reuniram-se na Plaza de Callao em Madrid para exigir a abolição das corridas de touros, enquanto dezenas de activistas estavam no chão com as bandarilhas nas suas costas formando a palavra SOS.


Enquanto isso, numa outra comunidade que também visa declarar de interesse cultural as touradas, Valência, outro evento semelhante ocorreu ao mesmo tempo: Na praça da Câmara Municipal desta cidade, a organização AnimaNaturalis também realizou uma manifestação reivindicando Festas sem touradas.



Prevista uma grande Manifestação em Madrid no próximo dia 28 de Março

A presidente da Câmara de Madrid, Esperanza Aguirre, num ataque aos animais e a quem os defende , informou há umas semanas atrás que a tauromaquia sería declarada Bem de Interesse Cultural. Posteriormente Murcia e a Comunidade Valenciana se uniram à dita campanha, cujo objetivo é proteger a tauromaquia face ao imparável avanço do movimento pelos direitos dos animais.

A tauromaquia suporta a morte e o sofrimento de milhares de animais todos os anos, e não pode ser justificada de nenhuma maneira. É uma das consequências, mas não a única, de que a sociedade não respeite e não considere os animais. Algo que devemos mudar.



No domingo 28 de março irá realizar-se em Madrid mais uma manifestação cujos objectivos são opor-se à declaração da tauromaquia como Bem de Interesse Cultural e reclamar respeito pelos animais. Começará pelas 12 horas na Plaza de la Villa acaba na Puerta del Sol, onde se realizará um acto para pedir justiça em nome daqueles que não podem fazer ouvir a sua voz.







Esta Manifestação é convocada por várias associações de toda a Espanha entre as quais: ADDA, ANDA, ALBA, Altarriba, AnimaNaturalis, Amnistía Animal Madrid, CAS Internacional, CORA, Ecologistas en Acción, Equanimal, FAADA, FAA, FAPAM, GAM, Libera!, PACMA, PGS, PROA e Vida Universal.

Esta convocatoria está aberta a todos os grupos ou associações que desejem unir-se.

Mais informações em: info@animanaturalis.org