segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Escreva ao Presidente da República



Por favor, escreva ao Senhor Presidente da República. Agradeça a Sua Excelência por não ter marcado presença numa tourada (transmitida pela TVI) para a qual havia sido formalmente convidado. Peça-lhe para declinar mais um convite para uma outra tourada (que vai ser transmitida pela RTP).

Envie, via e-mail, o seu próprio texto ou o da mensagem abaixo sugerida.

Para: belem@presidencia.pt
Cc.: marinhenses.antitouradas@gmail.com

Assunto: Agradecimento e Apelo (ou outro assunto que ache apropriado)

Mensagem sugerida:

Excelentíssimo Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa,
Digníssimo Presidente da República Portuguesa:

Venho, por este meio, agradecer a Vossa Excelência por ter declinado um convite para assistir a uma tourada no Campo Pequeno no passado dia 18 de Agosto e apelar para que, enquanto for Presidente da República, não aceite qualquer outro convite do género.

Ainda que a tauromaquia possa ser considerada como parte integrante da cultura e tradições portuguesas, não deixa de ser uma actividade cruel para com os animais, sendo inegavelmente causadora de muita controvérsia e de uma muito expressiva repulsa social, em Portugal e no Mundo. Perante um tema sempre tão polémico, que tanto divide os/as Portugueses/as, parece-me, pois, sensato que qualquer Presidente da República se abstenha de participar quer em eventos anti-tauromáquicos quer em eventos tauromáquicos, independentemente de se identificar mais com os de um ou de outro tipo.

Reiterando os meus agradecimentos, reforço o meu apelo para que Vossa Excelência não marque presença em touradas, seja na que está agendada para 12 de Outubro no Campo Pequeno ou em qualquer outra.

Agradecendo antecipadamente a atenção de Vossa Excelência,

Atentamente,

(Nome)
(Localidade)