segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Recordando a luta contra as corridas picadas em 2009


A Azórica contra as corridas picadas

Gostaria de saber em que é que se baseiam os defensores dos toiros picados para afirmarem que tal faz parte da tradição terceirense.

Quanto à defesa que tal tradição seria uma promoção turística, é no mínimo insustentável, já que não estou a ver ninguém a deslocar-se à Terceira, do Continente ou de qualquer outro sítio para ver toiros picados. Hoje em dia, usa-se muito a expressão “estar com pica”, sendo sem dúvida que os defensores daquela actividade devem estar mesmo bem picados… Tal atitude, até me faz lembrar a dos que defendem estabelecimentos de diversão nocturna ou fogo de artifício, como se tal fosse uma atracção turística para estas ilhas, no meio do mar plantadas. As pessoas que nos visitam vêm ao encontro da natureza e de um ambiente quase único, pautado por uma forma calma de viver o dia-a-dia.

É esta imagem que o Governo Regional tem publicitado e é ela que promove adequadamente os Açores. Se alguma dúvida houvesse, bastaria ouvir os comentários das pessoas que nos visitam.

A propósito da legalização desta cruel actividade, não posso deixar de referir que quando era menino e moço, os cantoneiros e outros funcionários públicos, inspeccionavam o tamanho do aguilhão da aguilhada, sendo os proprietários sujeitos a multas se ultrapassem um determinado tamanho, com o objectivo de proteger os animais. Recorde-se que tal norma foi feita no tempo da “Antiga Senhora” e agora em pleno Séc. XXI e em plena democracia pretende-se legalizar-se aquilo que alguém, muito bem, classificou de barbárie.

As sociedades protectoras dos animais e a própria Legislação vigente defende a qualidade de vida dos animais e agora os senhores deputados, pagos com o dinheiro de todos nós, se calhar vão aprovar uma Lei só para satisfazer uma minoria de “picados”, sabe-se lá porquê e com o quê.

O argumento de que só vai a tais toiradas quem gosta de ver não colhe, pois o pobre do animal não vai sofrer mais ou menos, pelo facto de ter muitas ou poucas pessoas a ver o seu mártir.

Já disse e volto a repetir que um dos grandes problemas da democracia é que muitas vezes não se decide de acordo com o que consideramos mais correcto, mas sim por parâmetros que indiquem a possibilidade de ter mais ou menos votos.

Espero que os nossos deputados tenham a coragem de votar naquilo que é mais correcto, ou seja, na não legalização de tais toiros picados e deixem o povo da Terceira divertir-se com as danças de Carnaval, touradas e outras festas. A Terceira é considerada por muitos como um parque de diversões, mas certamente, a maioria dos terceirenses dispensa esta palhaçada…

A Azorica solidariza-se com todas as posições tomadas contra os toiros picados, nomeadamente com a dos “Amigos dos Açores”.

Manuel Faria de Castro*
12 de Maio de 2009


Manuel Faria de Castro, natural da freguesia da Praia do Norte, Ilha do Faial, Açores. Faleceu subitamente a 24/9/2009, com 63 anos, na Fajã da Praia do Norte. Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, foi professor da Escola BI António José de Ávila, na cidade da Horta. Eleito em 1985, presidente da Direção de Futebol da Horta. Ele contribuiu grandemente para a evolução do futebol, seu incremento e dinamização, e o lançamento do fustal - futebol de salão. Desde 1996, presidente da Associação de Defesa do Ambiente (Azorica). Também era membro do Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro. Recentemente havia se tornoado no responsavel pela Delagação do Faial da Associação de Consumidores da Região Açores (ACRA). Conhecido pelo seu voluntarismo e dedicação às causas públicas. Também foi habitual colaborador em vários jornais locais com artigos de opinião. Autor do livro 75 anos ao serviço do futebol (1930-2005), editado pela Associaçao de Futebol da Horta, em 2006. Era uma personalidade controversa, polémica, e por vezes, incómoda. Por ocasião do seu falecimento, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou o seu sentido pesar pela pessoa do seu Vice-presidente. (Jornal Incentivo 25/9/2009, Horta, pág. 8, artigos de Ricardo Freitas e Luís Rosa)(http://acores.wikia.com/wiki/Manuel_Faria_de_Castro).