terça-feira, 27 de junho de 2017

Santa Maria da Feira declara-se município livre de touradas



A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou por unanimidade, na segunda-feira 27 de junho de 2017, uma moção do BE que declara o concelho um “município livre de touradas”. Texto da moção:


Santa Maria da Feira, município livre de touradas

A tourada é um ato bárbaro e cruel, de extrema violência sobre o animal, provocando-lhe sofrimento inimaginável, ferimentos graves e posterior morte. A promoção do sofrimento animal como forma de entretenimento é inadmissível numa sociedade que se quer moderna e que queira pertencer ao séc. XXI.

A recente tentativa de se realizar tourada em Lourosa, surpreende por ser contrária a tudo o que deve ser cultura e entretenimento e por estar completamente em contraciclo com a evolução social e cultural exigida para o nosso século. Numa altura em que vários países ou regiões estão a abolir este ato de puro sadismo –não podemos permitir que em Portugal, e em particular no concelho de Santa Maria da Feira, a violência vire cultura.

O concelho tem que ser firme e declarar-se município livre de touradas, para dar a mensagem clara que em Santa Maria da Feira não será permitida a realização de touradas ou de outros eventos que vivam e explorem a violência e o sofrimento animal.

Este é o momento de escolher a cultura contra a violência, o entretenimento contra o sofrimento. Por isso entendemos que a realização de espetáculos com animais que impliquem o seu sofrimento físico ou psíquico não pode ser alvo de apoio institucional, ou seja, que nenhum recurso ou apoio público pode contribuir para este tipo de práticas.

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida no dia 26 de junho de 2017 delibera:
Declarar o município de Santa Maria da Feira como um município livre de touradas.


Fonte: ver aqui.