terça-feira, 20 de outubro de 2015

A região de Baleares, na Espanha, proibirá definitivamente as touradas



As Ilhas Baleares será a próxima região da Espanha a proibir a realização de touradas.

Depois da proibição das touradas nas Canárias, a mais recente proibição na Catalunha e a iminente proibição na Galiza, as Ilhas Baleares serão a quarta região espanhola a acabar com os sangrentos espectáculos das touradas.

Já deu entrada no Parlamento Regional das Ilhas Baleares um projecto de resolução que vai proibir na região a realização de qualquer forma de tauromaquia. O projecto de resolução, que foi promovido pelo movimento “Mallorca sense Sang” (Maiorca sem sangue), tem o apoio dos partidos políticos no governo: PSIB, Més e Podemos.

No entanto, a batalha para erradicar as touradas não começou agora. Ao longo dos últimos anos, um total de 24 municípios de Maiorca, a principal ilha do arquipélago, assinaram já uma declaração a favor da abolição das touradas. E foram também recolhidas mais de 135.000 assinaturas no decorrer duma petição incluída dentro da mesma campanha.

A realização de touradas na região há muitos anos que está em plena decadência, realizando-se actualmente apenas três ou quatro touradas por ano, todas elas na ilha de Maiorca. Os poucos municípios que contam ainda com praças de touros estão já a fazer planos para reconverter estes espaços, que passarão a partir de agora a estar dedicados exclusivamente à realização de eventos culturais, o que é visto como algo positivo pelos governos municipais.

Com o projecto de resolução, que pretende pôr fim a qualquer tipo de manifestação tauromáquica, vai acabar também uma histórica tourada à corda realizada cada ano numa vila de Maiorca e que tem sido cada vez mais contestada pela população.

Para além disso, o projecto de resolução faz um apelo directo ao governo espanhol para que em todo o território do estado sejam tomadas medidas conducentes a acabar com o financiamento público das touradas, a impedir o aceso de crianças a espectáculos violentos como as touradas, cumprindo a recomendação do Comité dos Direitos da Criança da ONU, e a eliminar qualquer declaração de “interesse cultural” associada a eventos tauromáquicos.


Ver aqui: Noticia