quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Alerta de Acção do MATP Contra Rodeio

Alerta de Acção do MATP Contra o 1º Rodeio no Porto



Ajude o MATP-MOVIMENTO ANTI-TOURADAS DE PORTUGAL, ACÇÃO ANIMAL e o CENTRO VEGETARIANO a impedir um enorme e brutal "1º Rodeio no Porto", previsto para acontecer entre 18 e 21 de Setembro.

Envie a seguinte mensagem ou de preferência uma escrita por si aos apoiantes e organizadores pedindo-lhes que não realizem o "1ºRodeio no Porto" previsto para acontecer entre 18 e 21 de Setembro.

Exm.º Senhores:

Soube, pelo MATP - Movimento Anti-Touradas de Portugal, que está previsto um "rodeio brasileiro" de 4 dias no Porto a ter lugar no Queimódromo, entre 18 e 21 de Setembro.

Os Rodeios não são mais do que espectáculos de violência perpetrada sobre animais indefesos e de extrema crueldade que incluem, entre outros, laçar um bezerro, luta corpo a corpo com um novilho, montar um cavalo e um touro sem arreios. No decorrer destas actividades Bezerros são atirados violentamente para o chão causando a ruptura de diversos órgãos internos levando o animal a uma morte lenta e dolorosa. Bois e Cavalos sofrem lesões diversas incluindo distensão de ligamentos e tendões. São usados ainda choques eléctricos, esporas, substâncias cáusticas, o chamado "Sedém" que é um artefacto de couro que é amarrado ao redor do corpo do animal (sobre pénis ou saco escrotal) e que é puxado com força no momento de entrada do animal na arena. Além do estímulo doloroso pode também provocar rupturas de vísceras, fracturas ósseas, hematomas e outras hemorragias internas e, dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais factores, podendo causar a sua morte. Outros dispositivos de tortura são usados para irritar e ou enfurecer os animais usados nos rodeios, com o objectivo de mostrar um bom "show " para a multidão.

Apelo aos seus Apoiantes Porto Lazer E.M., Câmara Municipal do Porto que se desmarquem e retirem imediatamente todo o seu apoio a este evento e promovam o seu cancelamento, tanto mais que os Rodeios são uma actividade proibida em Portugal, de acordo com a Lei de Protecção dos Animais em vigor (Lei n.º 92/95, de 12 de Setembro) nomeadamente no n.º1 do seu artigo 1.º, quando estipula que "São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”, tendo por isso já sido impedidas outras tentativas de realização destes eventos em Portugal.

Confiando que V. Ex.as não deixarão de corresponder a este apelo, apresento os meus melhores cumprimentos,

Atentamente,

Nome:
Cidade/País:
E-mail:


----------------------------------------------------------------------------
Destinatários:

Porto Lazer, EM: geral@portolazer.pt

Câmara Municipal do Porto:geral@cm-porto.pt;gabinete.municipe@cm-porto.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

ja enviei os e-mails, no que puder contem comigo. isto é uma vergonha, luta-se contra as touradas e ainda aparecem mais "espectaculos" medievais recheados de crueldade! isto é revoltante e muito triste,que é feito da humanidade?!

Anónimo disse...

Voces do MATP são realmente uns arazados mentais que não sabem diferenciar um rodio de uma tourada. Querem notariedade e tempo na mídia?? Atirem-se da ponte da arrabida e parem de encher o saco dos outros e procurem algo de útil pra fazerem na vida. Irão levar com um processo pelos cornos que não esquece´rão jamais essa palhaçada de protesto. kkkk

Anónimo disse...

Antes de tomar conhecimento deste acto bárbaro, ja o tinha atra´vés dde outro site e, como tal, mandei um email a todas as entidades envolvidas e mesmo para as televisoes e rádios!! Penso que deve ser dado extremo enfoque ao facto de estar a ser ignorada uma lei no que concerne aos direitos dos animais. Isto é, na minha opinião, muito grave, apesar de já esperar tudo neste país...Como este evento está mesmo para se realizar, pois não vejo qualquer acto contrário nos nossos governantes, sugiro uma manifestação contra este rodeo!!!

Anónimo disse...

Circulam algumas rumores sobre uma concentração silenciosa no sábado, mas também não sei mais que isto. Acho uma boa solução: não se responde com violência àqueles que a praticam.

Quem serão as pessoas que frequentam estes espetáculos? Ao vivo não há "anonimato" possível.

Um bem haja a todos