quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Parlamento Europeu vota novamente contra as touradas




Resolução do Parlamento Europeu, de 26 de outubro de 2016, referente à posição do Conselho sobre o projeto de orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2017 (11900/2016 – C8-0373/2016 – 2016/2047(BUD))

"O Parlamento Europeu,

36. Reitera que as dotações da PAC não devem ser utilizadas para subsidiar a reprodução ou a criação de touros para touradas de morte; insta a Comissão a apresentar sem demora as alterações legislativas necessárias para dar cumprimento a este pedido, já efetuado no quadro do orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2016."


Até agora, cerca de 140 milhões de euros da Política Agrária Comum (PAC) são gastos todos os anos, de forma indirecta, no financiamento da tauromaquia. Todos os cidadãos europeus pagam portanto do seu bolso este apoio milionário a uma actividade bárbara e sangrenta dedicada a torturar e matar milhares de animais todos os anos.



segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O MATP condena a vacada de São Martinho que envergonha a Lagoa (São Miguel, Açores)




O MATP CONDENA A VACADA DE SÃO MARTINHO QUE ENVERGONHA A LAGOA

Está marcada para o próximo dia 12 de novembro uma “vacada” integrada nas festas em honra de São Martinho.

O Movimento para a Abolição da Tauromaquia de Portugal (MATP) manifesta o seu total repúdio por tal acontecimento que em nada dignifica o concelho da Lagoa e envergonha todos os cidadãos de bom senso e bom coração de qualquer parte do mundo.

Sobre vacadas, o MATP subscreve as seguintes afirmações do Médico Veterinário Vasco Reis que a propósito de algumas práticas tauromáquicas afirmou o seguinte:

«Vacadas e garraiadas contribuem para insensibilizar, habituar e até viciar crianças e adultos no abuso cruel exercido sobre animais, o que pode propiciar mais violência futura sobre animais e pessoas.

A utilização de animais juvenis submetidos à violência de multidões, não pode ser branqueada como “espetáculo que não tem sangue e é só para as crianças se divertirem". Mesmo que não tenha sangue, é responsável por muito sofrimento dos animais. E contribui, certamente, para a perda de sensibilidade das pessoas, principalmente de crianças, e para o gosto pela cruel tauromaquia. É indissociável de futilidade, sadismo, covardia.»


Atendendo a que a Lagoa Integra a Rede de Cidades Educativas e que no dizer da sua presidente tal facto constitui uma mais-valia para o concelho «pois através do desenvolvimento de vários projetos verificados nas áreas da promoção da leitura, educação ambiental, educação para a saúde, promoção do conhecimento da cultura local, inclusão social e a animação cultural, a edilidade tem demonstrado ativamente aos diferentes públicos a sua componente educativa e cultural em ambientes de educação não formal»,

Vimos apelar aos responsáveis autárquicos para sensibilizar os organizadores no sentido de retirarem a vacada do programa previsto e fazerem como os habitantes da freguesia do Cabouco, que comemoram o São Martinho sem recurso a práticas desumanas e deseducativas como são as vacadas.

Com os melhores cumprimentos

A Direcção do MATP