«Divertimentos bárbaros, impróprios de nações civilizadas, que servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade» Passos Manuel, 1836.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
O Parlamento Europeu vota contra as touradas
No passado dia 28 de outubro, os deputados do Parlamento Europeu votaram de forma contundente contra as touradas.
Um total de 438 eurodeputados votou a favor de uma proposta para acabar com o financiamento público europeu da tauromaquia. Houve unicamente 199 eurodeputados que votaram contra e 55 que se abstiveram.
Até agora, cerca de 140 milhões de euros da Política Agrária Comum (PAC) eram gastos todos os anos, de forma indirecta, no financiamento da tauromaquia. Todos os cidadãos europeus pagavam portanto do seu bolso este apoio milionário a uma actividade bárbara e sangrenta dedicada a torturar e matar milhares de animais todos os anos.
A proposta, apresentada pelo grupo parlamentar dos Verdes, proíbe a partir de agora o uso de fundos da PAC para subsidiar a reprodução ou criação de touros destinados às actividades de tauromaquia.
A câmara europeia considerou ainda que este financiamento era uma clara violação da Convenção Europeia para a Protecção dos Animais nas Explorações de Criação (Directiva 98/58/CE).
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Assine contra os subsídios europeus à tauromaquia
A União Europeia está a financiar a indústria tauromáquica com mais de 130 milhões de euros por ano.
O passado ano uma maioria de eurodeputados votou contra estes subsídios, mas infelizmente era preciso ter a maioria absoluta. No entanto, a votação vai repetir-se este ano por iniciativa do grupo parlamentar europeu dos Verdes/ALE.
Assine contra os subsídios europeus à tauromaquia:
http://animalrights.eu/es/corridasdetoros
terça-feira, 20 de outubro de 2015
A região de Baleares, na Espanha, proibirá definitivamente as touradas
As Ilhas Baleares será a próxima região da Espanha a proibir a realização de touradas.
Depois da proibição das touradas nas Canárias, a mais recente proibição na Catalunha e a iminente proibição na Galiza, as Ilhas Baleares serão a quarta região espanhola a acabar com os sangrentos espectáculos das touradas.
Já deu entrada no Parlamento Regional das Ilhas Baleares um projecto de resolução que vai proibir na região a realização de qualquer forma de tauromaquia. O projecto de resolução, que foi promovido pelo movimento “Mallorca sense Sang” (Maiorca sem sangue), tem o apoio dos partidos políticos no governo: PSIB, Més e Podemos.
No entanto, a batalha para erradicar as touradas não começou agora. Ao longo dos últimos anos, um total de 24 municípios de Maiorca, a principal ilha do arquipélago, assinaram já uma declaração a favor da abolição das touradas. E foram também recolhidas mais de 135.000 assinaturas no decorrer duma petição incluída dentro da mesma campanha.
A realização de touradas na região há muitos anos que está em plena decadência, realizando-se actualmente apenas três ou quatro touradas por ano, todas elas na ilha de Maiorca. Os poucos municípios que contam ainda com praças de touros estão já a fazer planos para reconverter estes espaços, que passarão a partir de agora a estar dedicados exclusivamente à realização de eventos culturais, o que é visto como algo positivo pelos governos municipais.
Com o projecto de resolução, que pretende pôr fim a qualquer tipo de manifestação tauromáquica, vai acabar também uma histórica tourada à corda realizada cada ano numa vila de Maiorca e que tem sido cada vez mais contestada pela população.
Para além disso, o projecto de resolução faz um apelo directo ao governo espanhol para que em todo o território do estado sejam tomadas medidas conducentes a acabar com o financiamento público das touradas, a impedir o aceso de crianças a espectáculos violentos como as touradas, cumprindo a recomendação do Comité dos Direitos da Criança da ONU, e a eliminar qualquer declaração de “interesse cultural” associada a eventos tauromáquicos.
Ver aqui: Noticia
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
A Deputação de Pontevedra, na Galiza, contra as touradas
A Deputação de Pontevedra, órgão de governo da província galega do mesmo nome, aprovou recentemente uma resolução para proibir o financiamento público das touradas em toda a província de Pontevedra.
Apresentada pelo deputado do partido Marea, Xosé Lois Jácome, a resolução teve o apoio dos dois partidos no governo, o PSOE e o BNG.
Depois do fim das touradas na cidade da Corunha, Pontevedra é actualmente o único lugar da Galiza onde ainda são realizadas touradas de forma regular, ainda que o seu número tem vindo a reduzir-se cada vez mais. No presente ano foram realizadas apenas três touradas na capital, na cidade de Pontevedra.
Na Corunha as touradas acabaram definitivamente com a decisão política de pôr fim ao financiamento público destes espectáculos sangrentos, que custavam mais de 60 mil euros por ano à câmara municipal desta cidade.
Com a presente resolução aprovada na província de Pontevedra, o fim das touradas em toda a região da Galiza está já muito próximo.
Ver aqui: Notícia
Subscrever:
Mensagens (Atom)