«Divertimentos bárbaros, impróprios de nações civilizadas, que servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade» Passos Manuel, 1836.
domingo, 30 de agosto de 2015
Coahuila: o terceiro maior estado do México, livre de touradas
Coahuila, o terceiro maior estado do México, é também o terceiro estado mexicano a proibir as touradas, depois dos estados de Sonora e Guerrero.
Coahuila de Zaragoza, ou simplesmente Coahuila, é um dos 31 estados do México, localizado ao norte do país. É o terceiro maior estado do país, possuindo uma área de 151,571 km², e uma população de 2.748,391 milhões de habitantes. A capital do estado é a cidade de Saltillo.
Ver aqui: Notícia
En Coahuila, la tauromaquia ya no será permitida. Tras una larga discusión de más de dos horas en tribuna, con 15 votos a favor y 5 en contra, el Congreso local aprobó la prohibición de las corridas de toros.
Con esto, Coahuila se convierte en el tercer estado en prohibir la fiesta brava, después de Sonora y Guerrero.
La lectura del dictamen inició a las 11:30 horas en el Palacio Legislativo donde se dieron cita alrededor de 80 jóvenes que apoyaron la reforma. Los activistas, encabezados por la secretaria de Medio Ambiente, Eglantina Canales, portaban mantas y pancartas en la sala de sesiones, donde señalaban que la tauromaquia es un crimen y fomenta la violencia.
La iniciativa de reforma a la Ley de protección y trato digno de animales, fue propuesta por el Gobierno del Estado y diputados de los partidos Verde Ecologista y Social Demócrata.
Además de las corridas también queda prohibido el entrenamiento de toros de lidia, las tiendas y pruebas para determinar la bravura de los ejemplares.
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Proteste
Está prevista a realização de duas touradas à corda nas freguesias da Ribeira Seca e da Lomba da Maia, na ilha de São Miguel (Açores) integradas em festividades religiosas.
Escreva ao Bispo dos Açores e à Câmara Municipal da Ribeira Grande para impedir que as mesmas se realizem. Divulgue por todos os seus contatos. Pode usar o texto abaixo ou personalizá-lo a seu gosto.
Contatos:
Para: geral@diocesedeangra.pt, seminariodeangra@mail.telepac.pt, geralcmrg@cm-ribeiragrande.pt, acoresmelhores@gmail.com
Exmo. e Revmo. Senhor
Dom António de Sousa Braga
Exmo Senhor
Dr. Alexandre Gaudêncio
Organizadas por comissões de festas da Igreja Católica está prevista a realização de duas touradas à corda no concelho da Ribeira Grande, no dia 22 de agosto, pelas 13 h 30 min, na Ribeira Seca da Ribeira Grande e no dia 29 de agosto, pelas 13 horas na Lomba da Maia.
Para além da desumanidade das touradas à corda, responsáveis por mais de 300 feridos e uma morte anual, vimos lembrar-lhes que na sua encíclica Laudato Si o papa Francisco escreveu: “sujeitar os animais ao sofrimento e à morte desnecessária não é digno de um ser humano”.
Vimos apelar a Vossas Excelências para que não autorizem a realização das touradas mencionadas que para além do referido não respeitam a legislação que as regulamentam, nomeadamente a alínea a) do ponto 2 do artigo 7º da Portaria nº 27/2003 que menciona que entre 1 de maio e 31 de agosto o início da tourada “pode ocorrer entre as 16 horas e as 18 h e 30 minutos”
Com os melhores cumprimentos,
Nome
terça-feira, 11 de agosto de 2015
Na Irlanda, contra as touradas
Anti-bullfighting protest - August 6th 2015
Irish Council Against Blood Sports (ICABS)
Fotos:
https://www.flickr.com/photos/icabs/sets/72157656893014012
Subscrever:
Mensagens (Atom)