«Divertimentos bárbaros, impróprios de nações civilizadas, que servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade» Passos Manuel, 1836.
segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Escreva ao Presidente da República
Por favor, escreva ao Senhor Presidente da República. Agradeça a Sua Excelência por não ter marcado presença numa tourada (transmitida pela TVI) para a qual havia sido formalmente convidado. Peça-lhe para declinar mais um convite para uma outra tourada (que vai ser transmitida pela RTP).
Envie, via e-mail, o seu próprio texto ou o da mensagem abaixo sugerida.
Para: belem@presidencia.pt
Cc.: marinhenses.antitouradas@gmail.com
Assunto: Agradecimento e Apelo (ou outro assunto que ache apropriado)
Mensagem sugerida:
Excelentíssimo Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa,
Digníssimo Presidente da República Portuguesa:
Venho, por este meio, agradecer a Vossa Excelência por ter declinado um convite para assistir a uma tourada no Campo Pequeno no passado dia 18 de Agosto e apelar para que, enquanto for Presidente da República, não aceite qualquer outro convite do género.
Ainda que a tauromaquia possa ser considerada como parte integrante da cultura e tradições portuguesas, não deixa de ser uma actividade cruel para com os animais, sendo inegavelmente causadora de muita controvérsia e de uma muito expressiva repulsa social, em Portugal e no Mundo. Perante um tema sempre tão polémico, que tanto divide os/as Portugueses/as, parece-me, pois, sensato que qualquer Presidente da República se abstenha de participar quer em eventos anti-tauromáquicos quer em eventos tauromáquicos, independentemente de se identificar mais com os de um ou de outro tipo.
Reiterando os meus agradecimentos, reforço o meu apelo para que Vossa Excelência não marque presença em touradas, seja na que está agendada para 12 de Outubro no Campo Pequeno ou em qualquer outra.
Agradecendo antecipadamente a atenção de Vossa Excelência,
Atentamente,
(Nome)
(Localidade)
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Luta contra a tauromaquia no Algarve
Uma manga aérea cruzou os céus do Algarve com mensagem abolicionista da tauromaquia, nos dias 17 e 24 de agosto. Partiu de Portimão até Vilamoura, regressando pelos parques de água e passando por Albufeira, onde ainda tristemente se torturam touros na respectiva praça de tortura.
sexta-feira, 11 de agosto de 2017
TVI - Pedido de envio de e-mails
TVI Sem Touradas? – Pedido de Envio de E-mails
Depois de cinco anos consecutivos sem emitir ou apoiar touradas, a TVI está, esta semana, a passar publicidade a uma, com a menção “apoio TVI”. Não há certezas sobre se a pretende ou não transmitir, mas tendo em conta insinuações em blogues tauromáquicos, é possível que sim. Por favor, actue já, enviando a mensagem abaixo sugerida (ou outra que lhe pareça apropriada) e partilhando/divulgando este apelo.
Marinhenses Anti-touradas
MENSAGEM SUGERIDA:
Para: relacoes.publicas@tvi.pt, sec.administracao@mediacapital.pt, comunicacion@prisa.com
Cc: marinhenses.antitouradas@gmail.com
Exmos. Srs.,
Escrevo-lhes a propósito do apoio da TVI à “Corrida 125 Anos Campo Pequeno”, que se realizará no dia 18 de Agosto. Trata-se de algo que me causa uma enorme tristeza e perplexidade.
Quando, em 2013, a TVI deixou de emitir e apoiar touradas, acreditei que o tinha feito, pelo menos em parte, devido a apelos como o meu e os de outros telespectadores/as e, acima de tudo, por razões de ordem ética. Foi uma medida que me trouxe uma enorme felicidade e sentido de realização cívica e moral, que me fez criar um vínculo afectivo muito forte com essa estação de televisão e que me fez acreditar que passaríamos a caminhar “lado a lado” para um mundo melhor.
Quatro anos depois, surge um apoio da TVI a uma tourada, mencionado num spot publicitário que tem vindo a ser difundido esta semana. Não sei ao certo de que tipo de apoio se trata, mas não posso deixar de expressar a minha reprovação pelo mesmo. E embora queira muito acreditar que o referida tourada não será televisionada, temo que isso possa vir a acontecer.
Na expectativa de que a TVI perceba que ao associar-se à tauromaquia está a inquietar um número muito significativo de Portugueses e Portuguesas e a contribuir para um abrandamento do progresso moral da sociedade portuguesa, fica o meu apelo para que deixe, de uma vez por todas, de apoiar a tauromaquia, e para que não transmita a “Corrida 125 Anos Campo Pequeno”, que, além de toda a habitual crueldade que encerrará, assinala mais de um século de violência extrema contra animais.
Com os melhores cumprimentos,
(Nome)
(Localidade)
Subscrever:
Mensagens (Atom)